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04 agosto, 2017

Natal Recebe Nota Máxima em Avaliação feita pelo Ministério do desenvolvimento Social

Natal foi reconhecida pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) com a maior nota do ID CREAS (Indicador de Desenvolvimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Os serviços prestados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) administrados pela Prefeitura do Natal, por meio da Semtas, obtiveram nota 5 da avaliação que é feita anualmente pelo MDS, com base no Censo SUAS 2016 (Sistema Único de Assistência Social).

No Brasil, apenas 30 CREAS obtiveram nota máxima. No Rio Grande do Norte, apenas Natal atingiu a maior nota.

Criado pelo MDS para acompanhar o desenvolvimento da rede de unidades CREAS, o Indicador resulta da combinação de três indicadores: serviços e benefícios, recursos humanos e estrutura física. Para cada dimensão, há quatro graus de desenvolvimento (insuficiente, regular, suficiente ou superior), cujas variáveis indicam o grau de cumprimento das normativas do SUAS para aquela dimensão.

Atualmente, Natal possui 04 unidades de CREAS e 12 unidades de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Além do CREAS Leste, o CRAS Vila de Ponta Negra e CRAS Pajuçara também obtiveram nota máxima, de acordo com os dados do MDS.

“Estes resultados mostram que a gestão está realmente comprometida em ofertar o melhor serviço às famílias em situação de vulnerabilidade social existentes no município. Trabalhando para garantir o direito a inserção dessa população nos serviços e benefícios ofertados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), além de investir na qualificação dos serviços com uma equipe comprometida com o atendimento aos usuários”, ressalta a secretária da Semtas, Ilzamar Pereira.

CRAS/CREAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e/ou risco social. Por meio do CRAS, as famílias em situação de extrema pobreza e pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo.

O CREAS atende aos indivíduos e às famílias que tenham seus direitos violados por ocorrência de situações de risco pessoal e/ou social por negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violência física/psicológica/sexual, situação de rua, trabalho infantil e discriminações sociais, dentre outros.

Nos últimos quatro anos, os CREAS atenderam mais de 15 mil famílias, atuando em diversas frentes de trabalho, ofertando serviços significativos para o fim das situações de vulnerabilidade social.

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