Achado é roubado sim!

"Depositei em conta errada, e agora?"

Pergunta:

Por um erro acabei depositando uma certa quantia em uma conta corrente errada. Imediatamente informei ao caixa, que disse ser impossível o estorno do depósito. O que fazer?

Maria, em primeiro lugar você precisa guardar o comprovante de depósito pois ele é a comprovação de que você realizou depósito em qualquer que seja a conta.

Nos casos em que ficar comprovado o erro do banco o mesmo precisa solucionar o quanto antes e, embora não tenha um prazo legal, há um prazo médio de 30 dias para o estorno do valor e o efetivo depósito na conta correta.

Por outro lado, se o equívoco for do próprio cliente, ele precisa informar imediatamente ao gerente da agência onde foi efetuado o depósito. Neste caso, como a responsabilidade não foi do banco, ele vai apenas entrar em contato com o titular da conta que recebeu os valores e tentar intermediar a devolução – mas saiba que nem sempre será possível pegar esse valor de volta de forma pacífica.

Neste caso, se o correntista que recebeu o dinheiro por engano já gastou o valor, recomendamos que você faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) para registrar essa situação e procure um advogado, pois será necessário entrar com ação contra a pessoa que recebeu o dinheiro para que a justiça o faça devolver algo que não lhe pertence.

Ficou mais alguma dúvida? Tem novas dúvidas ou sugestões de matérias jurídicas? Fale com a gente no email CONTATO@MONTEIROMARQUESADV.COM

AVISO: Esta coluna é meramente informativa e de opinião pessoal do profissional, caso haja maiores dúvidas recomenda-se a procura de profissional de sua preferência, desde que habilitado na OAB.