SEJA BEM-VINDO - Drogaria e Conveniência Muniz (84) 3259-0017/3636-0089 - Visão Contabilidade (84) 9 9110-5675/9 9221-3030 - CFC AUTO POTENGI (84) 3251-2627/ 9 9413-9088/ 9 9935-3295 - SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Confira a íntegra da mensagem anual do prefeito Neto Mafra que foi realizada na noite desta sexta-feira 16

Na leitura da mensagem anual que foi realizada na noite desta sexta-feira 16, na Câmara Municipal de Vereadores de Barcelona/RN, o prefeito Neto Mafra destacou a situação de dificuldade em que encontrou o município no início de sua gestão, fez um balanço das ações realizadas no primeiro ano de gestão e destacou as expectativas para este ano de 2018.

"A coragem e a fé nos impulsionavam a procurar com afinco uma solução concreta que pudesse dar aos nossos munícipes a esperança de dias melhores”, disse o prefeito a nossa redação.

Fizeram-se presentes 7 dos 9 vereadores da Câmara Municipal, o presidente da Câmara Municipal Francisco Ferreira (Chaguinha Juvino), Diogo Marques, Israel Mafra, José Leonardo (Léo de Abdias), José Elenilson (Tête), Francisco Herbert (Beto de Joãozinho) e Cristina Duarte. 

Outras lideranças também se fizeram presentes, como a Secretária Municipal de Saúde e Primeira Dama Suzana Mafra, a Secretária Municipal de Assistência Social Nazuca Marques, a Secretária Municipal de Educação Dalvani Gomes, o Assessor Especial Paulo Mafra, o Secretário de Administração Rociêno Neves, o Secretário de Finanças Luiz Gustavo, o Secretário Municipal de Serviços Urbanos Daniel Ferreira, o Secretário de Esporte Alexandro, a Diretora da Unidade Mista de Saúde Célia Bezerra  e  um bom número de ouvintes.


MENSAGEM ANUAL DO PREFEITO NETO MAFRA

Excelentíssimo Senhor Presidente desta Augusta Casa Legislativa, Vereador Francisco Ferreira Filho, Senhoras Vereadoras, Senhores vereadores do Poder Legislativo Municipal, autoridades presentes e população em geral, esta casa terá sempre o meu respeito no cumprimento protocolar constitucional, e minha admiração no contexto íntimo das emoções. 

Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras, Senhores Vereadores, minhas senhoras e meus senhores, a pesar da crise muito fizemos em 2017, e muito mais faremos no decorrer deste ano de 2018. Gostaria de começar falando dos desafios encontrados quando assumi a gestão no dia primeiro de janeiro de 2017, ao mesmo tempo quero dizer que enfrentamos com competência muitos desafios, em especial o ano de 2017 tivemos momentos de realizações mesmo diante de um cenário de crise financeira, de desemprego, e a seca que assola o Rio Grande do Norte e em especial o nosso Município, aonde sentimos de perto as dificuldades de gerir com competência o nosso município. 

Lideramos com competência, responsabilidade e respeito às opiniões, muito embora tenha surgido críticas vazias, com o olhar da miopia, interesseiras e por pura politicagem o que não mudou a minha forma de administrar, com respeito à população e aos cofres públicos. Temos a certeza que, incontestavelmente uma das marcas da nossa gestão será o respeito ao servidor público municipal, mantendo os seus direitos e salários em dia, mesmo com toda a dificuldade manteremos a economia local em movimento.

Gostaria de falar do que realizamos e o que pretendemos realizar neste período de 2018. 

No Gabinete, Reestruturamos o departamento de comunicação da Prefeitura, reconstruímos o site oficial, criamos páginas nas redes sociais para divulgar nossas ações, atendemos ao público das 08:00 às 13:00 horas de segunda a sexta, atendemos a contento todas as demandas possíveis. 

No Jurídico, implantamos a Assistência Judiciaria gratuita para atendimento a população e hoje disponibilizamos mais de 400 atendimentos ao público em aconselhamento e demandas jurídicas, criamos também a Procuradoria Municipal para defender os interesses da Administração. 

Nas Finanças, Reestruturamos o sistema de computação e reorganizamos o espaço físico dessa secretaria e reestruturamos o departamento de licitações e arrecadações de tributos. 

Na Administração, Realizamos o senso do servidor, implantação do RH, reestruturamos o sistema com a aquisição de novos programas, sintonizamos a folha de pagamento diretamente com o TCE e otimizamos os processos de férias, readequação de função e outras demandas represadas e implantamos o contra-cheque online 

A gestão de Saúde do nosso Município tem se esforçado para cumprir suas obrigatoriedades, não temos medido esforços dentro das possibilidades, mediante a atual crise institucional, política e financeira do país que acarreta problemas, pois as demandas e serviços tem aumentados e os recursos continuam os mesmos advindos dos programas do Governo Federal e do Fundo Municipal de Saúde. 

Saber lhe dar com a crise e gerir os recursos tem sido desafiador para todo e qualquer gestor municipal. Mesmo diante de tantos empasses: atrasos e bloqueios de alguns recursos Federais as execuções dos serviços não deixaram de serem realizados, isto resultante do interesse do Poder Executivo, do gestor de saúde e dos profissionais de saúde. 

· No ano de 2017 foi realizado em alguns estabelecimentos de saúde melhorias na infraestrutura (reparos das redes hidráulicas e elétricas, alvenaria e pintura); 

· No que diz respeito à atuação de nossas equipes de saúde (Saúde da Família, NASF, e Saúde Bucal) tem-se aprimorado e intensificado os serviços aos seus usuários. As equipes têm cumprido seu cronograma de atividades que contemplam: atendimentos e visitas domiciliares, ambulatorial, acompanhamento individualizado, encaminhamentos a especialistas, serviços de prevenções, restaurações, profilaxia e outros serviços; 

· Ofertamos através do “Programa Brasil Sorridente”, confecção e distribuição de prótese dentária; 

· Realizamos atividades físicas que contemplou diferentes faixas etárias onde foi desenvolvido um trabalho sistematizado que teve como objetivo a melhoria da saúde juntamente com o desenvolvimento da qualidade de vida através dos exercícios físicos; 

· Cobertura vacinal da população; 

· Campanhas educativas de prevenção junto às comunidades (Combate à Dengue, Julho Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e etc); 

· Aumento de ofertas de serviços ambulatoriais de média complexidade; 

· Cumprimento das demandas judiciais de medicamentos; 

· Aquisição de uma ambulância através do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira de Souza, que propiciou melhoria e qualidade dos serviços; 

· O referenciamento do Município através da PPI (programação pactuada integral) realizou fora de nosso Município no ano de 2017 a quantidade 11.485 procedimento de exames e consultas (raios-X, consultas especializadas, densitometria óssea, tomografia, ressonância, eletro encefalograma e etc); totalizando um valor em procedimentos de 273.402,73 (duzentos e setenta e três mil e quatrocentos e dois reais e setenta e três centavos) 

· Foi referenciados pela unidade mista Maria Gomes Rocha a quantidade aproximadamente de 28.845 procedimentos ambulatórias de média complexidade tipo (clínicos, finalidades ao diagnósticos, próteses e outros) somando um total de oferta de procedimento no valor de 239.793,21 (duzentos e trinta e nove mil setecentos e noventa e três reais e vinte e um centavos) em procedimento a preço tabela SUS. 

· Foi realizado através do Programa “Amigo do Peito”, exames de mamografia na campanha de prevenção ao câncer de mama; 

· Os sistemas SUS de informações eletrônicas com ênfase no E-SUS, estão todos atualizados, o que dão visibilidade aos serviços executados no âmbito municipal; 

· Realizamos em parceria com a OFTALMED, atendimento ao tratamento do glaucoma; 

· Aumentamos a ofertamos de serviços laboratoriais com diferentes tipos de exames para melhorar e qualificar o diagnóstico de nossa população. 

· Assumimos o compromisso de garantir 20% do adicional de insalubridade a ser implantado a partir de março próximo para os Agentes comunitário de saúde e Agentes de Combates as Endemias, compromisso este firmado em reunião com a presença de todos os Agentes e do Presidente do Sindicato de Agentes de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, e já determinei a Secretaria de Administração implantar a concessão agora no mês de março. 

PARA O ANO DE 2018 TEMOS ALGUMAS METAS A SEREM CUMPRIDAS: 

· Ampliar e fortalecer o atendimento odontológico das unidades básicas de saúde Urbana e rurais; 

· Investir em capacitação e qualificação dos profissionais de saúde; 

· Dar continuidade aos investimentos de forma leal e criteriosa em saúde pública; 

· Aprimorar os serviços ofertados no âmbito municipal; 

· Resolver situações pendentes junto aos órgãos/empresa competentes que viabilizem conclusão a Unidade Básica de Saúde – UBS; 

· Estruturar imóveis municipais ou criar estratégias para melhor atender as comunidades que não dispõem de postos de saúde; 

· Aumentar a oferta de serviços ambulatórias e de média complexidade; 

· Pleitear através PPI (programação pactuada intregal) o serviço de internações hospitalares em nosso Município; 

· Implantação do prontuário eletrônico; 

· Intensificar os serviços da vigilância epidemiológica minimizando as possíveis doenças que está de agravos do Ministério da Saúde (dengue, diarreia, zika, chikungunya); 

· Pleitear aquisição de equipamentos hospitalares e laboratoriais; 

· Intensificar a realização de campanhas educativas de prevenção; 

· Aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos da atenção básica a população; 

· Apoio e incentivo a prática de atividades físicas para as comunidades em geral; 

· Ampliar e fortalecer a política inter setorial entre educação e saúde; 

· Buscar meios e soluções para as necessidades de internações hospitalares de demanda reprimida tipo (cirurgia e outros); 

· Melhoria na infraestrutura dos estabelecimentos de saúde; 

· Implantação do benefício de insalubridade para os agentes de saúde; e 

· Inclusão no cronograma das equipes, reunião de matricialmente mensalmente (momento destinado a problematização ao planejamento, a programação e a execução de ações colaborativas entre NAS e ESF). 

A Secretaria Municipal de Educação conseguiu cumprir a sua missão de atender com responsabilidade o alunado mesmo com a queda de receita em relação ao ano anterior e com o bloqueio dos recursos do PNAT e PENAE. 

· Melhoramos a qualidade da merenda escolar, incluímos o desjejum no ensino infantil. 

· Melhoramos a frota de veículos da Educação. 

· Implantamos o Ensino para Jovens e Adultos na zona rural. 

· Realizamos a reforma da Escola Municipal Profª Irene Dantas da Silva. 

· Implantamos projetos educacionais. 

· Realizamos a pintura e manutenção de todas as escolas da rede municipal de Ensino. 

· Garantimos o transporte para os alunos matriculados nas Universidades da capital do estado, IFRN e Escola Agrícola de Jundiaí. 

Em 2018 continuaremos trabalhando incansavelmente para ofertar um ensino de qualidade para todos. 

Continuaremos a luta em prol da Educação. Vamos manter todos os benefícios que ofertamos o ano passado e buscaremos ampliar a qualidade dos nossos serviços. 

· Faremos a distribuição do fardamento escolar para todo o alunado da rede municipal. 

· Implantaremos novas turmas EJA em outras comunidades rurais. 

· Reimplantaremos o Programa Novo Mais Educação. 

· Implantaremos o mais alfabetização, escolas conectadas. 

· Iniciaremos o ano letivo com todas as escolas da rede Pública Municipal reformadas e toda a frota de veículos devidamente consertada. 

Em função do nosso trabalho conseguimos aumentar a matrícula e consequentemente a receita para atender com mais qualidade os nossos munícipes. 

A Secretaria Municipal de Cultura, em seu primeiro ano de funcionamento cumpriu o seu papel no intuito de valorizar as nossas tradições e contribuir para fomentar o comércio local. 

· Realizamos prévia carnavalesca que trouxe foliões para o município e aqueceu o comércio. 

· Valorizamos o teatro e propiciamos a apresentação da Paixão de Cristo para toda a comunidade. 

· Realizamos o Barcelona Junina, evento exitoso que difundiu o nome de Barcelona e prestigiou as nossas tradições nordestinas.O evento contemplou o Fole na Feira, Feira de Artesanato, Arraiá da Educação, Arraiá em todas as localidades rurais, Festa Junina de rua com grandes atrações do Cenário Municipal do RN. 

· Em parceria com a SEMED criamos o Festival Folclórico, evento que permitiu valorizar o talento da comunidade estudantil barcelonense e propagou a força do folclore brasileiro. 

· Estivemos presente na abertura dos jogos estudantis com a nossa contribuição através da dança, da arte. 

· Realizamos ações de valorização à leitura com distribuição de livros nas ruas da cidade. 

· Estivemos presentes na organização dos eventos alusivos à Emancipação Política e do natal. 

· Contribuímos para a organização do projeto sexta-feira cultural. 

Em pouco tempo conseguimos realizar muito apesar das adversidades. 

Em 2018 pretendemos realizar todas as ações executadas no ano passado e estender ainda mais a nossa atuação em parceria com as demais secretarias da Gestão Municipal. 

Além das ações citadas realizaremos o Alto do Socorro que contará os 100 anos da chegada da imagem da Padroeira. Continuaremos dando o apoio necessário aos grupos culturais locais, quadrilhas juninas, grupos de capoeiras, grupos de dança. 

Um povo que não valoriza a cultura, não valoriza seus próprios dons e sua própria história. Continuaremos nossa missão de propagar a força dos nossos talentos. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, é responsável pela garantia da proteção social a quem dela necessitar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas)

A Secretaria desenvolve programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social ocupa um espaço importante no município, assumindo o compromisso ético e político de promover o caráter público do tripé da seguridade social estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e pela Política Nacional de Assistência Social - PNAS. 

No compromisso do Governo Municipal para com a Política de Assistência Social, a SMAS assume a atribuição de consolidar essa política em âmbito municipal em consonância com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS sistema articulador e provedor de ações de proteção social básica, afiançado de seguranças sociais, com monitoramento e avaliação de suas ações, processos e resultados, cujo objetivo é obter maior eficiência e eficácia nos investimentos públicos e efetividade no atendimento à população. 

Temos como objetivo implementar a política de assistência social, formulada com a sociedade civil e com os conselhos municipais, visando a melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos. A Secretaria Municipal de Assistência Social deve garantir a proteção social a quem dela precisar. 

Diante destes objetivos, janeiro de 2017 a dezembro de 2017 a nossa equipe realizou vários atendimentos, visitas domiciliares e reuniões para a avaliação das atividades da secretaria e no município. 

Além das atividades citadas foram realizados os serviços de atendimento às famílias, escuta e orientação social, encaminhamento para rede de serviços, e campanhas socioeducativas. 

Procuramos desenvolver ações concretas e mais consistentes para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, os serviços de largo alcance social, medidas e programas de capacitação, objetivando a melhoria da qualidade de vida das famílias e indivíduos, contribuem de forma significativa no resgate da cidadania e da autoestima dos usuários. É fundamental que a Vigilância Socioassistencial continue agindo na prevenção das situações de risco ou violações de direito em âmbito local. Assim, a alcance e meta principal, seria a melhoria no padrão de qualidade dos serviços aos usuários. 

No município o órgão gestor da Assistência Social vem se empenhando para atender aos requisitos e responsabilidades da Gestão Básica visando ampliar a qualidade dos serviços prestados a população usuária, tendo como fundamento os seguintes princípios: a ampla divulgação dos serviços programas, projetos e benefícios socioassistenciais, dos recursos oferecidos. 

No ano de 2017 a Secretaria municipal de assistência social esteve focada no desenvolvimento do município, apoiando os usuários e servidores da assistência. No período de Janeiro de 2017 à Dezembro de 2017 foram realizadas atividades através da Secretaria Municipal de Barcelona/RN, sendo: 

92 Atendimento Domiciliar, 103 Atendimento Social, 16 Deslocamento da Equipe para outro município, 13 Encaminhamento, 21 Comemorações e Eventos, 12 Reuniões, 8 Participações em Capacitações, 25 Kits Gestantes, 62 Entrevista Familiar para inclusão Cadastro Único, 2.664 Total de Pessoas Cadastradas no Cadastro Único, 855 Total de Famílias Cadastradas no Cadastro Único, 721 Atualização de Cadastro único em 2017, 614 Famílias Beneficiarias do Programa Bolsa Família, O Valor total de recursos pagos em benefícios as famílias do PBF foi de R$ 131.392,00. 

Ainda em 2017, foram realizadas festejos de datas comemorativas e campanhas socioeducativas, como: 

ü Carnaval; Contador de historias para o Centro de Convivência e Fortalecimento de vínculos; Campanha da Dengue; Páscoa; Dia das mães; Campanha 18 de Maio; Festas Juninas; Dia da criança – Com Passeio Balneário; Conferencia Municipal de Assistência Social; Reunião ampliada com famílias do Cadastro único e Bolsa Família; Adesão ao Selo UNICEF edição 2017-2020;Cursos Famílias ;Reuniões de Planejamento; 

Confraternização Natalina. 

METAS PARA 2018 

A Secretaria de Assistência Social do Município de Barcelona preocupa-se com a melhoria dos usuários e servidores, tendo como meta melhorias no desenvolvimento de suas atividades. 

Buscando a qualificação dos profissionais que trabalham na assistência social, promovendo capacitações; 

Diagnosticar as demandas da realidade do município para promover Serviços de Convivência; 

Planejar semanalmente as ações a serem desenvolvidas no CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV; 

Criar articulação com a rede de proteção composta por outras secretarias e administração; 

Redefinir e fortalecer a participação do controle Social: Conselho de Direitos da Criança e Adolescente; Conselho de Assistência Social, Conselho municipal da pessoa Idosa, Conselho dos direitos das mulheres dentre outros; 

Melhorar Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos articulados com o Serviço de Proteção Integral à Família – PAIF (serviço já em funcionamento); 

Implantação da utilização do prontuário de atendimento eletrônico SUAS; 

Aquisição de computadores, impressora multifuncional colorida, armários; 

Reforma Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Ofertar de imediato atendimento, acolhimento e acompanhamento das famílias no CRAS. 

Ofertar de imediato orientação sobre programas, projetos e serviços aos usuários; 

Fortalecer e desenvolver as atividades do SCFV, 

Ampliar a oferta à comunidade rural Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 

Oferecer melhor e de forma continuada acompanhamento da equipe PAIF nas comunidades; 

Ter e dar condições adequadas de execução dos serviços aos usuários 

Melhorar a estrutura do Cadastro únicos, para garantir um melhor atendimento as famílias do município de Barcelona. 

Criar local para receber denúncias do Programa Bolsa Famílias, com finalidade de melhorar o desenvolvimento do programa no município. 

Secretaria Municipal de Esporte 

Depois de um ano e dois meses de governo é possível fazer um balanço da gestão na Secretaria Municipal de Esportes. Deparamo-nos com muitos desafios no ano de 2017, pois de fato o esporte no nosso município não era visto pela gestão anterior. Com muitas dificuldades fomos dando cara nova a esta secretaria, com o apoio e compromisso da gestão tivemos grandes avanços. 

· Recuperação do gramado, substituição da tela de proteção e aquisição de novas traves do Estádio Municipal Teófilo Lopes; 

· Aquisição de material poliesportivo; (BOLAS, REDES, APITOS). 

· Torneio das Kengas no Carnaval; 

· Tradicional Torneio do Trabalhador (Participação de 12 equipes com feijoada ); 

· Apoio a eventos esportivos municipais; 

· IV Taça RN Escolar de Futebol Sub-15 (Município-Sede) 

· Recuperação das quadras poliesportivas da zona rural – pintura, limpeza e demarcação. 

· Recuperação do Estádio Municipal Teófilo Lopes – pintura, limpeza e retoques na infraestrutura de arquibancadas, vestiário e paredes; 

· Torneio da Independência; 

· Apoio aos Jogos Escolares Municipais; 

· Apoio ao “Projeto Social Futsal Nota 10”; 

· Apoio na participação da equipe de Barcelona na Copa Integração de Futebol RN; 

· Apoio a Captação de Atletas para Clubes Nacionais; 

· Copa da Emancipação; 

Em 2018 pretendemos realizar as ações já existentes e almejamos as seguintes metas; 

· Retomar o projeto “BOM DE BOLA, BOM NA ESCOLA”; 

· Campeonato municipal de futebol de campo; 

· Criar a caravana do esporte para as comunidades rurais. (torneios); 

· Promover campeonatos esportivos municipais. (futsal, futebol e vôlei); 

· Fortalecer as parcerias com as diferentes secretarias; 

· Promover práticas esportivas que aumente a integração dos idosos; 

· Palestras de capacitação para arbitragem; 

· Competição de Dama e Xadrez nas escolas. 

Secretaria Municipal de Agricultura 

Senhor presidente, senhoras vereadoras, Senhores Vereadores, as famílias que vivem na zona rural merecem uma atenção especial de todos nós. Sabemos das dificuldades de morar na cidade, mas elas são bem maiores para quem vive no campo. Estamos tentando de todas as formas ajudar o homem do campo a conviver com a seca e a escassez de água. 

A nossa gestão atualizará o cadastro dos agricultores para facilitar o beneficio de programas como, as vacinas em dia contra a Febre Aftosa, a raiva e o Programa de Corte de Terra no período chuvoso, vamos atuar, fazendo com que a água chegue a mais e mais comunidades neste ano. 

Estamos empenhados em contribuir cada vez mais com o homem do campo. Somos conscientes que mesmo com todas essas ações não resolveremos todos os problemas do homem do campo, mas também temos certeza que a nossa assistência mudará a realidade em que encontramos a zona rural, determinei à equipe desta secretaria elaborar um cadastro socioeconômico dos agricultores do município de Barcelona com seu real planejamento. 

Diversas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura: 

· Mais de 100 atendimentos, visitas técnicas para avaliação do estado dos animais e realização de pequenas cirurgias, atestados sanitários, e eutanásia; 

· Atendimento aos agricultores com distribuição de água potável para o consumo humano atendendo a mais de 300 famílias, como também água para consumo animal para mais de 100 proprietários, apesar da seca e com pouco inverno que obtivemos no ano de 2017; 

· Cortamos terra para 60 agricultores atendidos; 

· Distribuímos 800 doses de vacina da Aftosa no primeiro semestre de 2017 beneficiando criadores com quantidade de animais não superior a 20 animais; 

· Participação na 20ª caprifeira realizada no município de São Paulo do Potengi com exposição dos produtos da agricultura familiar do Município ( doce de leite, doce de coco com mamão, pudim, queijo de coalho e mel de abelha), 

· Caravana com os agricultores familiar do município para participar da Caprifeira, mobilização dos produtores para participação da Festa do Boi. 

· Atualizamos o cadastro dos produtores para aquisição do milho da CONAB, beneficiando 40 produtores, do mês de agosto de 2017 ao mês de janeiro de 2018, no total foram distribuídos 1.532 sacos de milho pesando 60KG, totalizando 91.920 KG da CONAB. 

· Parceria com o SENAR na realização de cursos práticos por exemplo: Curso de reuso de águas cinzas e curso de barragem submersa. O Município disponibilizou as máquinas. 

· Durante os meses de Novembro e dezembro realizamos 110 emissões de DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf); 

· 18 Emissões de declaração de posse; 

· 40 Emissões de contrato de comodato; 

· 15 Emissões de GTA (Guia de Transito Animal); 

· 140 Declarações de Aftosa; e durante todo o ano de 2017; 

· 300 Inscrições do programa Garantia Safra. 

Para 2018 será disponibilizado 400hs de corte de terra para os agricultores. 

Secretaria de Serviços urbanos, Obras e Viação, salientamos o Compromisso e zelo com os recursos públicos será nossa marca, tenho essa certeza. Desde que assumimos estamos implantando diversas ações para termos o controle sobre nossa arrecadação. Tivemos muitas dificuldades para encontrar os bens que deveriam fazer parte do patrimônio público quando assumimos. E por isso determinamos o tombamento de todo o patrimônio público de Barcelona para que o gestor de hoje e do futuro saibam o que pertence ao Município e ao seu povo. Durante todo o ano de 2017 foram realizados diversos serviços em prol do município, tais como: 

Poda de árvores, revitalização de ruas, serviços de beneficiamentos como disponibilização de areia, esgotamento sanitário, serviço de limpeza em vários prédios públicos do nosso município além da reforma dos mesmos. 

O município também firmou parceria com o Sebrae onde realizou palestras para os pequenos empreendedores do Município e com a AGN (Agência de Fomento do Rio Grande do Norte) que disponibilizou empréstimos para 83 micro empreendedores no montante de R$ 204.900,00 (duzentos e quatro mil e novecentos reais). 

Da relação do Poder Executivo com o Poder Legislativo 

Destaco o trabalho construtivo entre o Poder Executivo e o Legislativo que permitiu a aprovação e a sanção de 38 Leis Municipais no decorrer de 2017/ 2018, destacando-se a lei que instituiu o Plano Municipal de Saneamento Básico no nosso município, a lei que dispõe sobre o Código Sanitário Municipal e a lei que instituiu a insalubridade no âmbito municipal. 

E é, sobretudo na relação construtiva entre estes poderes que se reflete esta maturidade política da nossa população que, a cada dia, exige o acatamento às normas Moraes e ao debate propositivo. 

Com este espírito e com essa determinação, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores, é que vamos, com a participação de todos, continuar fazendo de Barcelona uma cidade cada vez melhor para se viver. 

Senhor presidente, Senhoras Vereadoras, senhores vereadores, população Barcelonense, quero concluir dizendo que todos os dias eu vou dormir com a consciência tranquila de estar dando o meu melhor para mudar e melhorar a vida do meu povo como sempre prometi. Ando em todos os lugares de Barcelona com a cabeça erguida porque não minto ou faço promessas que não possa vir cumprir. Por fim, convoco a todos, sem exceção, para continuarmos unidos lutando e trabalhando para o desenvolvimento de Barcelona. Muito obrigado e tenham todos um ano de sucesso.