Em parceria com a Fermurn, Confederação reúne gestores locais em São Paulo do Potengi (RN)

Foto/Rede Social
Cento e dez municipalistas da região do Agreste Potiguar se reuniram na manhã desta quarta-feira, 4 de julho, para debater a pauta municipalista, os desafios da administração e as novas ferramentas disponibilizadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Promovido em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e com as prefeituras, o encontro ocorreu em São Paulo do Potengi (RN) na Câmara Municipal de Vereadores.

Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus desafios e também receberam dicas para viabilizar o dia a dia da gestão. O prefeito de São Paulo do Potengi e presidente da Femurn, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), ressaltou a importância do encontro. Os representantes da Confederação Elias Zinczuk e Wanderson Rocha apresentaram algumas das últimas conquistas e reforçaram que a união dos prefeitos, dos vereadores e de todos os gestores locais é fundamental para que novos avanços sejam alcançados.

Dentre as novas plataformas disponibilizadas pela CNM e apresentadas no evento, o CiDados ganha destaque por viabilizar um panorama dos recursos recebidos pelos Municípios. De forma rápida, a ferramenta faz uma análise financeira da administração local que mostra a situação sociocultural, econômica, ambiental e política do Município. O Portal das Transferências Constitucionais, que copila todas as transferências constitucionais que são destinadas aos Municípios, também foi apresentada.

Programas

No geral, os presentes relataram dificuldades para a execução dos programas federais. Segundo eles, a execução dessas ações prejudica cada vez mais a gestão dos Municípios. A programação contou ainda com uma palestra do presidente do instituto potiguar de direito eleitoral e o advogado, Cristiano Barros.

Além do anfitrião, também marcaram presença no evento os prefeitos de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva; de Lagoa de Velhos, Sonyara Ribeiro; de São Pedro; Hélio Donizete Zanatta; e de Senador Eloi de Souza, Grimalde Ferreira Lins. Secretários, assessores e vereadores também estavam na plateia e a deputada estadual Márcia Maia (PSDB) acompanhou as deliberações. Representantes do Município de Barcelona também se fizeram presentes no encontro, o Assessor Especial Paulo Mafra, o Vereador Israel Mafra, o Procurador Dr. Francisco e o Atendente de Gabinete Edson Lira.