SECRETARIA DE SAÚDE DE BARCELONA REALIZA ATENDIMENTO E ENTREGA COLÍRIO A PORTADORES DE GLAUCOMA

Foto/Cedida

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Barcelona, em parceria com a clínica OFTALMEDICA, vêm realizando o projeto de glaucoma no município. 

Hoje, 27, foram realizados 89 consultas de atendimentos, além disso, a secretaria de saúde do município fornece os colírios para os pacientes que estão fazendo o tratamento, e, essas consultas são realizadas periodicamente a cada 3 meses. 

O Glaucoma é um conjunto de diversas doenças distintas que envolvem a pressão intraocular associada a neuropatia óptica. Por conta disso, ele possui características bem específicas, em que ocorre um dano no nervo óptico – parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro –, causando a perda progressiva (se não tratada) e irreversível da visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Estima-se que a prevalência da doença no mundo é de aproximadamente 1 a 2%; já no Brasil, a estimativa é de que 900 mil pessoas são portadoras da doença.