BARCELONENSE PARTICIPARÁ DE FINAL DA 10ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL - ONHB

A barcelonenense Cecília Marques de 19 anos, cursando meio ambiente no IF do Campus Sao Paulo do Potengi, está na final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) representando o campus, juntamente com outros alunos acompanhados pelos professores Júlio César e Kléber. 

Os estados da região nordeste concentram o maior número de alunos e professores que participarão da final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) que será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, na Unicamp. Ao todo, 311 equipes foram convocadas. O Ceará é o estado com maior número de finalistas (118 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (46 equipes); São Paulo (44 equipes), Pernambuco (34) e Bahia (12 equipes). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 67% do número total de finalistas na competição.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, o projeto pode contribuir de forma significativa com o aprendizado da História em sala de aula. “A ONHB foi pensada para incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Para isso, oferecemos informações, textos, imagens e mapas para serem analisados e pesquisados para a elaboração das respostas”, afirmou.

A final da 10ª edição da ONHB será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, na Unicamp. No primeiro dia (sábado), as equipes realizam a prova dissertativa presencialmente durante a manhã, sem a presença do professor que participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva onde são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito.

Sobre a ONHB

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2018, em sua 10ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Com uma proposta totalmente inovadora, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, da busca por informações, textos, imagens e mapas. A participação também permite o envolvimento entre colegas e o professor. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.