A educação do município de Barcelona não para de crescer, aulas de iniciação musical são incluídas nas escolas

Foto/rede social
Desde o início do semestre, todas as escolas da rede municipal estão tendo aulas de iniciação musical: Infantil e o Fundamental I (do 1º ao 5º ano). No ensino infantil, as crianças passam pelo processo de introdução à música (musicalização), que incluem a parte rítmica e o movimento com o foco de estimular os alunos. Já o fundamental está em processo de aprendizagem à “flauta doce”, além da banda filarmônica. 

O professor Vitor Rafael, responsável pelas aulas em parceria com a Secretaria de Educação, pretende expandir o projeto, solicitando outros instrumentos. O objetivo maior é o que a música representa desde as primeiras idades. A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.

A iniciação musical é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.
.
Fonte: rede social @prefeitura.barcelonarn