SEJA BEM-VINDO - Drogaria e Conveniência Muniz (84) 3259-0017/3636-0089 - Visão Contabilidade (84) 9 9110-5675/9 9221-3030 - CFC AUTO POTENGI (84) 3251-2627/ 9 9413-9088/ 9 9935-3295 - SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Como votar nas Eleições 2018

Nas Eleições 2018 serão disputadas vagas para os cargos de presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Como votar na urna eletrônica

Quando for votar o eleitor deve prestar atenção à ordem em que os cargos vão aparecer na urna eletrônica. A votação vai ser nesta ordem:

deputado federal: número com 4 dígitos;
deputado estadual ou distrital: número com 5 dígitos;
senador (primeira vaga): número com 3 dígitos;
senador (segunda vaga): número com 3 dígitos;
governador: número com 2 dígitos;
presidente: número com 2 dígitos.

Depois de digitar o número do candidato a foto dele vai aparecer na tela da urna. Se estiver certo basta apertar na tecla verde Confirma.

Se o eleitor errar algum número é só apertar a tecla laranja Corrige, digitar outra vez o número do candidato ou da legenda do partido e clicar na tecla verde Confirma.

Ao finalizar a votação a urna emitirá um sinal sonoro e a mensagem “FIM” aparecerá na tela para indicar que os votos foram computados.

Como votar na legenda

Voto na legenda é quando o eleitor não escolhe um candidato, mas decide dar o seu voto para um partido. Nas eleições de 2018 o voto na legenda pode ser usado para os cargos de:

deputado federal;
deputado estadual ou distrital;

Para votar na legenda o eleitor deve digitar apenas o número do partido na urna. Depois deve apertar a tecla verde Confirma.

CLÁUSULA DE DESEMPENHO

É preciso saber que a partir da Reforma Eleitoral a forma de contagem dos votos na legenda sofreu uma alteração. Para serem eleitos os candidatos precisam ter um desempenho eleitoral mínimo no número de votos recebidos.

Os candidatos aos cargos que podem receber votos na legenda (em 2018 são os deputados federais e deputados estaduais), para serem considerados eleitos, devem atingir o desempenho mínimo. Esse desempenho corresponde a 10% do valor do quociente eleitoral, que é calculado pela divisão do número de votos válidos pelo número de vagas disponíveis.

Como votar nulo e em branco

Vale lembrar que o voto em branco e o voto nulo não são considerados válidos, ou seja, eles não entram no cálculo do resultado das eleições. Esses votos indicam que o eleitor preferiu não votar em nenhum dos candidatos.

Para votar nulo é preciso digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo 00000 e apertar a tecla verde Confirma

Para votar em branco é preciso apertar na tecla em que está escrito Branco e logo depois a tecla verde Confirma.

Elições 2018