Secretaria Municipal de Saúde de Barcelona/RN, adquire kit VIGIAGUA para o setor de Vigilância Sanitária

Foto cedida
A água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente.

Nesse sentido, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil.

Instrumento de implementação das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, o Vigiagua consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

No começo do mês de novembro deste ano (2018), a Secretaria Municipal de Saúde de Barcelona/RN, fez aquisição do kit de VIGIAGUA para a vigilância sanitária e poder prestar melhor serviço nessa área, garantindo assim a coleta de água mais eficaz para uma análise mais detalhada, haja vista que o serviço encontrava-se parado desde outras gestões.

"Conquistar algo não é fácil. Exige empenho, determinação e muito pensamento positivo, e, esse tem sido o trabalho incansável da Secretária Municipal de Saúde, Suzana Mafra, que não mede esforços para conseguir junto a gestão municipal, melhorias para o excelente desempenho de toda sua gestão na saúde." Disse a Coordenadora de Vigilância Sanitária do Município, Camila Izabelly.