Prefeitura de Barcelona/RN promove ‘Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência’

Imagem cedida
A Prefeitura de Barcelona/RN, por meio da Secretaria de Saúde, Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Veículos, CRAS e Secretaria de Educação, promoveu uma palestra na tarde dessa terça-feira (05), no prédio do CRAS, o dia "D" da "Prevenção da Gravidez na Adolescência," com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para redução da incidência de gravidez em adolescentes.

“Iniciamos essa campanha que durará toda a semana com palestras e rodas de conversa, para sensibilizar os adolescentes para que conscientizem-se sobre as formas de prevenção da gravidez na adolescência”, explica a secretária de saúde Suzana Mafra.

A palestra tratou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. E também foi falado sobre os métodos contraceptivos. 

Muitos profissionais da área da saúde fizeram-se presentes, o Dr. Alexandre, as enfermeiras Suetânia e Alana, a psicóloga do NASF Monalisa, a fonoaudióloga Juliane, o educador físico Marcone, a fisioterapeuta Hortência e as técnicas de enfermagem Fabiana e Gecioneide, e, representantes das demais secretarias de educação, assistência social, CRAS e do SCFV.

Foi realizado exames de testes rápidos como, HIV, sífilis, hepatite A e B

Muitos adolescentes participaram e disseram sair dali com a mente mais cheia de conhecimento e cuidado. Além disso, os adolescentes ainda puderam se divertir com as várias brincadeiras educativas e comer um lanche logo após a palestra.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi sancionada em 3 de janeiro de 2019 pela lei nº 13.798. A taxa de adolescentes grávidas no Brasil, entre 2006 e 2015, foi de 65 gestações por cada mil meninas entre 15 e 19 anos (Fundo de Populações das Nações Unidas). Estes números colocam o Brasil no sétimo posto na América Latina, abaixo de países como Venezuela e Bolívia, mas muito acima de países como França (6 por mil), Alemanha (8 por mil), Estados Unidos (21 por mil), Índia (28 por mil) e Rússia (28 por mil).

Os adolescentes poderão usufruir até o dia 7 (sexta-feira) dos atendimentos disponíveis, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Educação Física. Basta procurar a secretaria de saúde para mais informações.
Imagem cedida
Imagem cedida