Prefeitura de Barcelona/RN promove ‘Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência’

Imagem cedida
A Prefeitura de Barcelona/RN, por meio da Secretaria de Saúde, Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Veículos, CRAS e Secretaria de Educação, promoveu uma palestra na tarde dessa terça-feira (05), no prédio do CRAS, o dia "D" da "Prevenção da Gravidez na Adolescência," com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para redução da incidência de gravidez em adolescentes.

“Iniciamos essa campanha que durará toda a semana com palestras e rodas de conversa, para sensibilizar os adolescentes para que conscientizem-se sobre as formas de prevenção da gravidez na adolescência”, explica a secretária de saúde Suzana Mafra.

A palestra tratou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. E também foi falado sobre os métodos contraceptivos. 

Muitos profissionais da área da saúde fizeram-se presentes, o Dr. Alexandre, as enfermeiras Suetânia e Alana, a psicóloga do NASF Monalisa, a fonoaudióloga Juliane, o educador físico Marcone, a fisioterapeuta Hortência e as técnicas de enfermagem Fabiana e Gecioneide, e, representantes das demais secretarias de educação, assistência social, CRAS e do SCFV.

Foi realizado exames de testes rápidos como, HIV, sífilis, hepatite A e B

Muitos adolescentes participaram e disseram sair dali com a mente mais cheia de conhecimento e cuidado. Além disso, os adolescentes ainda puderam se divertir com as várias brincadeiras educativas e comer um lanche logo após a palestra.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi sancionada em 3 de janeiro de 2019 pela lei nº 13.798. A taxa de adolescentes grávidas no Brasil, entre 2006 e 2015, foi de 65 gestações por cada mil meninas entre 15 e 19 anos (Fundo de Populações das Nações Unidas). Estes números colocam o Brasil no sétimo posto na América Latina, abaixo de países como Venezuela e Bolívia, mas muito acima de países como França (6 por mil), Alemanha (8 por mil), Estados Unidos (21 por mil), Índia (28 por mil) e Rússia (28 por mil).

Os adolescentes poderão usufruir até o dia 7 (sexta-feira) dos atendimentos disponíveis, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Educação Física. Basta procurar a secretaria de saúde para mais informações.
Imagem cedida
Imagem cedida

Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai com cantor Gabriel Diniz em Sergipe

Homem morre vítima de afogamento no Rio Potengi em Barcelona/RN nesta quinta-feira (25)