Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

A prefeitura de Barcelona/RN, em parceria com a secretaria de saúde, secretaria de agricultura e os agentes de endemias, estão realizando exames para detectar a Leishmaniose nos cães do município. A equipe de endemias foi reforçada pelo veterinário Rodrigo.

A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina(calazar)

A secretária de saúde Suzana Mafra, ressaltou que existe um trabalho de notificação e acompanhamento dos casos supeitos de Leishmaniose. Informou que os exames são feitos nos animais de rua através de denúncias/solicitações de moradores, e reforçou que qualquer suspeita de Cães apresentando sinais de calazar deve ser comunicada aos agentes de endemias na secretaria de saúde ou na secretaria de agricultura do município .

Após os exames acusarem teste positivo, as devidas precauções são tomadas pela equipe envolvida.

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib