Prefeitura de Barcelona/RN realiza a IV Conferência Municipal de Saúde

Foto/Edson Lira
A Prefeitura de Barcelona/RN, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realiza nessa manhã de segunda-feira (22) e durante todo o dia no centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, a IV Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, que segue até as 17h.

A abertura oficial do encontro contou com a presença do prefeito Neto Mafra, da Secretária de Saúde, Suzana Mafra, Secretária de Assistência Social, Nazuca Marques, Secretária de Educação, Kelly Cristina, Secretário de Administração, Rocieno Neves, Secretário de Esportes, Alexsandro Mauricio, o Conferencista Teodósio, além de técnicos da área da saúde, representantes de vários segmentos da sociedade civil e demais pessoas da comunidade.

O prefeito Neto Mafra disse que "lembraremos ainda em nossas propostas, solicitar a derrubada da Emenda Constitucional de n° 095/2016, que ficou conhecida como a PEC da morte, que congela até o ano de 2036 os recursos. E isto afeta a vida da população e traz dano particularmente a Saúde. Que essa conferência seja momento de interação e diálogo em prol da saúde do nosso povo barcelonense."

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Barcelona, Jurema Porto, disse em seu discurso, que esse dia é dia de exercer a democracia participativa direta e debater sobre os interesses em defesa da saúde como direito das pessoas e da coletividade no Sistema Único de Saúde-SUS, da democracia e do bem-estar de todos.

Para a secretária de saúde, Suzana Mafra, é momento de unir forças frente aos debates propostos, tendo o objetivo de avaliar a situação da saúde propondo as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

"Uma gestão municipal se faz com a participação da população. Vamos aproveitar este evento para avaliar, discutir e propor diretrizes que venham ajudar na execução de uma política de saúde mais resolutiva." Disse a Secretária de Saúde, Suzana Mafra.

A conferência é um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para a saúde no município. Espaços para a reflexão, discussão e formulação de propostas, são eventos democráticos com ampla participação e efetivo compromisso do governo, da sociedade civil. O objetivo é propor avanços para a consolidação e ampliação das políticas públicas em prol da melhoria da qualidade no atendimento e a garantia dos usuários do sistema de saúde.