Audiência pública na Assembleia vai debater a mortalidade materna no RN

Nesta terça-feira, 28, a Assembleia Legislativa, por meio do mandato da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) e da Frente Parlamentar da Mulher, vai debater o “Dia de Combate à Mortalidade Materna no Rio Grande do Norte”. O debate ocorrerá no auditório Cortez Pereira, às 14h, e é aberto ao público.

O foco da audiência será a avaliação das políticas públicas de saúde voltadas ao atendimento humanizado da mulher gestante para a prevenção da mortalidade materna, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma morte evitável. Nesse aspecto serão abordadas questões com o aborto, a violência obstétrica e a eficácia dos programas como a Rede Cegonha. Segundo o relatório de prestação de contas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), entre 2017 e 2018 mais de 60 casos de mortalidade materna foram registrados no Rio Grande do Norte, dado considerado elevado pelos parâmetros da OMS. 

Entre as autoridades convidadas para o debate estão representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Materna, Sociedade de Ginecologia do RN, movimentos feministas, entre outros.

Assessoria de Imprensa

Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai com cantor Gabriel Diniz em Sergipe

Homem morre vítima de afogamento no Rio Potengi em Barcelona/RN nesta quinta-feira (25)