NO MUNICÍPIO DE BARCELONA IBGE REALIZA REUNIÃO SOBRE CENSO 2020

Foto: Edson Lira
Os preparativos para a realização do Censo 2020 em Barcelona/RN, já foram iniciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta de dados junto aos moradores está prevista para começar apenas em agosto do próximo ano (2020), mas diante da grandiosidade do levantamento, as atividades preparatórias estão em andamento. Em Barcelona, existe uma expectativa em relação à real população do município, considerando o expressivo crescimento urbano verificado na última década.

Conforme João Maria (palestrante do IBGE), a princípio, a grande dificuldade do Censo 2020 deve ser, assim como nas pesquisas domiciliares por amostragem, para que os recenseadores sejam recebidos pelos moradores, tanto pela questão de segurança, por receio de roubos e furtos, como pela questão de ausência nos lares no período diurno, em função do trabalho.

Além de apontar o quantitativo atualizado de população, o palestrante do IBGE, João Maria, argumenta que o Censo tem a possibilidade de gerar um perfil da população, como a faixa etária, quantitativo de mulheres e homens, onde as pessoas estão morando, em quais condições, entre outros dados. O questionário do Censo 2020 já foi definido, devendo contar com 26 perguntas no questionário básico.

Inclusive, uma das preocupações atuais é com o corte no orçamento do Censo 2020, o que resultou na diminuição de perguntas, tanto no questionário básico, respondido por todos os lares, como no questionário completo, respondido em apenas uma parcela dos lares. “Quando tira algumas questões diminui o tempo de realização e consequentemente o número de pessoas envolvidas no trabalho”, disse João Maria.

Participou da reunião, representantes do governo municipal, secretaria de saúde, agricultura, educação, assistência social, assessoria de imprensa e câmara.




Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai com cantor Gabriel Diniz em Sergipe

Homem morre vítima de afogamento no Rio Potengi em Barcelona/RN nesta quinta-feira (25)