Seminário marcará mês de proteção à mulher na Assembleia Legislativa

O Agosto Lilás, mês de proteção à mulher definido pela Lei nº 10.066/16, será marcado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte com a realização do Seminário “Avanços e desafios das políticas públicas de proteção à mulher no RN”, nesta quarta-feira, 07, às 14h. A iniciativa do seminário é da Frente Parlamentar da Mulher, presidida pela deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) e tem como membros as deputadas Eudiane Macedo e Isolda Dantas.

“Será um momento de troca de experiências e também de avaliação sobre a eficácia das políticas públicas voltadas às mulheres no nosso estado, bem como reivindicar a implantação das necessidades mais urgentes para o combate ao feminicídio e à violência doméstica, como é o caso da retomada da Patrulha Maria da Penha que está parada há nove meses”, pontua a presidente da Frente Parlamentar da Mulher, deputada Cristiane Dantas.

Na programação, o seminário contará com quatro palestras com a secretária estadual das Mulheres, Arméli Brennand; da coordenadora de Defesa das Mulheres e Minorias, Margareth Gondim, e da pesquisadora e integrante da Coletiva Nísia Floresta, Udymar Pessoa e da presidente da CDL Jovem de Natal, Maria Luísa Fontes.

Ainda durante o seminário, será lançada uma cartilha institucional que reunirá as principais legislações em vigor no Brasil e no Rio Grande do Norte de proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha. Aberto ao público, o evento ocorrerá no auditório Deputado Cortez Pereira, na ALRN, e ainda vai contar com a participação de vários órgãos, entidades, vereadoras e grupos feministas. Após o evento será aberta a exposição fotográfica “Ele não te ama”, da fotógrafa Kalina Veloso.

Feminicídios no RN

De janeiro até 24 de julho deste ano, o Observatório da Violência (OBVIO) registrou a ocorrência de 53 mortes contra mulheres no Rio Grande do Norte, sendo 16 delas casos de feminicídio, que é o assassinato por condições de gênero, principalmente em decorrência de violência doméstica.

Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai com cantor Gabriel Diniz em Sergipe

Homem morre vítima de afogamento no Rio Potengi em Barcelona/RN nesta quinta-feira (25)