MUNICÍPIO DE BARCELONA REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE ACUIDADE VISUAL E TESTE DO OLHINHO

Foto cedida
A Prefeitura de Barcelona promoveu uma capacitação sobre acuidade visual e teste do olhinho, conhecido também como teste do reflexo vermelho, com o Dr. Alexandre Filho, da Estratégia de Saúde da Zona Rural. A capacitação foi voltada aos profissionais do programa NASF e Estratégia Saúde da Família, e que a partir dessa capacitação, poderão, dentro da rotina de atendimento, reconhecer complicações como glaucoma, catarata e descolamento de retina, além do momento em que a criança precisa ser encaminhada para o oftalmologista.

O teste é um importante mecanismo na prevenção de doenças oculares. Ainda não estão sendo realizados os testes no município. A partir da capacitação, o teste será realizado de acordo com cronograma estabelecido pela coordenação de saúde. “É muito importante ressaltar que o teste faz parte das boas práticas de atenção integral da criança, com o propósito de ser inserido em toda a atenção básica”, informou a Secretária de Saúde, Suzana Mafra.

O teste do olhinho é essencial para a avaliação da visão do bebê. É um procedimento rápido, onde o médico usa um instrumento oftalmológico diante dos olhos da criança e emite uma luz (se o reflexo nos olhos ficar vermelho significa que está tudo bem com a visão dela). Caso exista alguma alteração, o bebê é encaminhado para avaliação com o oftalmologista.

Acuidade visual é a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos. A acuidade visual depende de fatores ópticos e neurais: da nitidez que a imagem chega na retina, da saúde das células retinianas e da capacidade de interpretação do cérebro.

1 - Se uma pessoa tem acuidade visual de 20/40 significa que ele consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés enquanto que uma pessoa com visão normal energa os mesmos detalhes a 40 pés.

2 - O teste de visão foi inventado em 1843 por um oftalmologista alemão, Heinrich Kuechler

3 - No Brasil, pessoas que tem acuidade visual igual ou pior que 20/200 são consideradas legalmente cegas.
Foto cedida

Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai com cantor Gabriel Diniz em Sergipe

Homem morre vítima de afogamento no Rio Potengi em Barcelona/RN nesta quinta-feira (25)