SAÚDE DE BARCELONA REALIZA DIA "D" DE CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e os cuidados que as mulheres devem ter com sua saúde. A data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em Barcelona/RN, nessa terça-feira, 22, acontece o dia "D" de conscientização sobre a doença. Uma série de ações voltadas à saúde da mulher acontece na Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a abertura do evento, a secretária de saúde, Suzana Mafra, agradeceu a adesão das mulheres a esse dia de reflexão sobre a saúde da mulher e que a equipe está preparada para diariamente recebê-las para os cuidados. “É com alegria que recebemos a cada uma e queremos sempre contar com o apoio da comunidade”, destacou.

Além de participar do evento a secretária de saúde chamou a atenção das mulheres para se despertarem ao cuidado consigo. “Às vezes cuidamos muito da casa, do esposo, dos filhos e terminamos esquecendo de cuidar da nossa saúde. Que conscientizemos a nós, às nossas amigas, mães, irmãs e filhas de se conhecendo. Muitas vezes as mulheres são pegas de surpresa com o câncer de mama por não se tocarem, não se conhecerem, e precisamos nos conhecer. Se observamos que tem algo de diferente que procuremos a equipe de saúde que está aqui preparada para atender”, enfatizou completando que as brasileiras não têm o hábito de procurar o médico para se prevenir, mas que vão quando já estão sentindo alguma anormalidade. “Temos que mudar isso. Temos que começar a nos prevenir”, pontuou.
O prefeito Neto Mafra agradeceu à equipe da saúde pelo empenho para promover esse evento de conscientização e também parabenizou às mulheres por estar participando das ações.

Durante o evento estão sendo oferecidos consultas de ultra mamária, teste para detectar o vírus do HIV, Hepatite B, Sífilis, ultrassonografia de mama, auriculoterapia, massagens, atualização do cartão de vacina, além de atendimentos de beleza como cabeleireiro, maquiagem e manicure.

Dona Ridete, aprovou a iniciativa e destacou que vários atendimentos disponíveis no mesmo ambiente facilitam para a realização. “Fazia bastante tempo que não realiza exames. Gostei bastante da iniciativa. As médicas são bastante atenciosas”, comentou.
Fotos: Edson Lira

Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai com cantor Gabriel Diniz em Sergipe

Homem morre vítima de afogamento no Rio Potengi em Barcelona/RN nesta quinta-feira (25)