Foto cedida

A Prefeitura Municipal de Barcelona/RN,  através da Secretaria Municipal Saúde,  realizou nesta semana a entrega de equipamento OtoRead- Screener para o teste da orelhinha, que ajudará no diagnóstico de possíveis problemas auditivos em crianças. A aquisição desse equipamento é de extrema importância para o município devido a descoberta precoce das perdas auditivas que causam grandes consequências negativas para o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento cognitivo. 

A Triagem Auditiva Neonatal Universal - TANU é obrigatória no Brasil, por meio da Lei Federal nº 12.303, publicada em agosto de 2010. O profissional responsável pela realização do teste é o fonoaudiólogo, é ele quem realizará os exames e dará as devidas orientações necessárias para cada caso. 

Estaremos realizando o teste da orelhinha a partir deste mês de  fevereiro, e informaremos em breve a agenda de atendimento. Disse a primeira dama, Suzana Mafra.

 Para Melhores informações, a população pode procurar a secretaria de saúde do município. O Prefeito Neto Mafra e a Primeira Dama Suzana Mafra, que estava à frente da secretaria de saúde na aquisição do equipamento, sempre dentro das possibilidades atenderam as reivindicações feitas pelos profissionais da área e população.