PREFEITURA MUNICIPAL DE BARCELONA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O TRANSPORTE ESCOLAR

Hoje, o ônibus escolar que transporta os universitários de Barcelona, além de onze amarelinhos de outros municípios, foram apreendidos em blitz da Polícia Rodoviária Federal, em Macaíba.

É, de fato, um transtorno para toda a nossa clientela que depende diariamente desse translado até Natal, com o intuito de cursar o Ensino Superior e conseguir melhor condição de vida.

A história é aliada de todos aqueles que tem boas intenções, embora a covardia oportunista tenta escurecer as iniciativas da atual Gestão Municipal de Barcelona.

A memória nos remete ao ano de 2014. O atual prefeito Neto Mafra, ao assumir por seis meses o Executivo Municipal, atendeu o pedido que os universitários da época requisitavam, quase que diariamente, e disponibilizou um transporte para ajudar a amenizar o custeio da universidade em Natal. E isso sempre havia sido negado àqueles com a justificativa de ser oneroso para a municipalidade.

Então o compromisso primeiro é do atual gestor. Ele desbravou a política de fornecer transporte escolar para nossos universitários. Foi pioneiro.

Ao reassumir a prefeitura em 2017, a Secretaria Municipal de Educação de Barcelona se deparou com as novas exigências dos Órgãos de fiscalização de trânsito, estaduais e federais. Iniciou-se, portanto, uma verdadeira procissão para regularizar os ônibus, levantando documentação perdida (como os recibos de todos os ônibus) e equipando os mesmos até com câmeras frontais e traseiras, etc. Nisso, a gestão sofre as duras penas da burocracia sem fim, em que se vencem prazos e se mudam gestões estaduais, eternizando o problema que culminou, hoje, com a apreensão do nosso ônibus. 

A bem da verdade, temos apenas quatro ônibus escolares para atender mais de 900 alunos na Rede Municipal de Ensino. Temos uma demanda grande para uma frota pequena. Porém sobra, na gestão, a vontade de ajudar os filhos de Barcelona a galgarem degraus de sucesso, e, por isso, nos arriscamos diariamente para ajudar essa "garotada" a ter o sonho realizado de cursar universidade, mesmo com essa deficiência dos Órgãos fiscalizadores em conceder a regularização da frota inteira. Estamos trabalhando há muito tempo, e ainda não conseguimos o feito. Mas informamos que não é somente Barcelona que padece disso. Basta usar os meios de comunicação vigentes e ver que o problema é endêmico. Infelizmente passaremos o restante da semana tentando liberar e regularizar o ônibus apreendido, bem como toda a frota, e não teremos o transporte universitário para essa semana.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barcelona.