Primeiro caso de COVID-19 confirmado no município de Barcelona/RN, divulgado pela SESAP. Resultado do exame saiu hoje 17 de abril, 27 dias após a coleta que foi realizada dia 22 de março. 

Pelo tempo, o paciente já está curado, uma vez que a saúde do município tomou as devidas precauções de isolamento no mesmo instante de ter sido suspeito o paciente.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE BARCELONA/RN

Em atenção à população do nosso município e toda região, a Prefeitura de Barcelona, aliada à Secretária Municipal de Saúde, vem através desta nota, informar sobre os resultados dos exames feitos em dois pacientes com sintomas suspeitos da COVID-19.

Como já é sabido e divulgado anteriormente, o primeiro paciente foi descartado para Coronavírus, 15 dias depois da coleta do SWAB (exame para Coronavírus). Estávamos atentos e aguardando o segundo resultado mas tranquilos, uma vez que a Secretaria vinha monitorando os dois casos pessoalmente e os mantendo em isolamento social.
De acordo com as datas que serão colocadas posteriormente, apesar do segundo exame ter atestado POSITIVO para a Covid (quinta feira 16/04) no segundo paciente, o mesmo já havia cumprido o período estabelecido de quarentena, não representando qualquer risco de contágio.

Segue CRONOGRAMA.
22/03 - Início dos primeiros sintomas e Consulta dos suspeitos na Unidade Mista Maria Gomes da Rocha as 10:58h; 
22/03 - Coletado os SWAB dos suspeitos as 11:23h; 
22/03 - Início do Isolamento Social e Monitoramento dos casos pela Secretaria de Saúde;
23/03 - Exames encaminhados ao LACEN; 
06/04 - Resultado do exame de um dos suspeitos - Negativo; 
06/04 - Avaliação médica realizado pela equipe de saúde aos suspeitos; 
07/04 - Fim do Isolamento Social - os suspeitos não apresentavam mais sintomas e nem risco de transmissão.
16/04 - Resultado do exame do segundo suspeito – Positivo. 
Reforçamos que nos 16 dias de Isolamento social, a Secretaria Municipal de Saúde monitorou os casos suspeitos 24h, dando todo suporte necessário aos pacientes e familiares.