Barcelona/RN

As fotos logo abaixo, mostram como era a vida cotidiana dos barcelonenses a décadas atrás, como também, as ruas, as casas, as festividades, em fim, essas fotografias são uma "relíquia", e acredito que elas servirão para você de algum modo. 

História

A origem do município é um pequeno núcleo habitacional, datado de 1864, localizado na Fazenda Salgado, na ribeira do Potengi . Alguns de seus antigos proprietários, foram os irmãos José Maria e Antônio Felipe, tendo o primeiro erguido a primeira casa, e, seu filho João Maria, construído a Capela.
 
A designação do povoado de Salgado, denuncia a natureza salina dos terrenos. Foi Felix Gomes de Melo, lavrador, fazendeiro, político influente e primeiro Prefeito de São Tomé, município ao qual pertencia o povoado, quem propôs a mudança do nome para Barcelona, reminiscência de um seringal com esse nome, no Amazonas, pertencente ao seu irmão Felipe Gomes de Melo, onde trabalhara alguns anos.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barcelona, pelo Decreto Estadual n.º 603, de 31-10-1938, criado com terras desmembrada do distrito de São Tomé, subordinado ao município de São Tomé.
 
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Barcelona figura no município de São Tomé.
 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
 
Elevado à categoria de município com a denominação de Barcelona, pela Lei Estadual n.º 2.331, de 17-12-1958, desmembrado de São Tomé. Sede no antigo distrito de Barcelona. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.  Assim permanecendo em divisão territorial de 2018.